Como fazer para encontrar o melhor método de se executar a tarefa?
banner_Cronoanalise_975x300

Qual é o tempo-padrão para executar a tarefa?

Cronoanálise – Estudo de Tempos & Movimentos e Micromovimentos.

A tendência atual para o aumento da eficiência em todos os tipos de trabalho despertou interesse generalizado no estudo de movimentos e de tempos. Onde é que se execute trabalho, existe sempre o problema de se encontrar o meio mais econômico de se executar a tarefa e, após isso, de se determinar a quantidade de trabalho que deve ser executada em um dado período de tempo. O estudo de movimento e de tempos fornece uma técnica para se determinarem os métodos mais econômicos e para se medir o trabalho executado.

Hoje, a industria compreendeu que o estudo de movimentos e o estudo dos tempos são inseparáveis. Desde que todo o trabalho humano é executado com as mãos ou outras partes do corpo, conclui-se que o estudo dos movimentos é essencial para resolver o problema de se encontrar os melhores métodos de execução do trabalho.

O que é o estudo de movimentos e de tempos?

  1. É o estudo sistemático dos sistemas de trabalho com os seguintes objetivos:
  2. Desenvolver o sistema e o método preferido, com foco no menor uso de recursos e de custo;
  3. Padronizar esse sistema e método;
  4. Determinar o tempo gasto por uma pessoa qualificada e devidamente treinada, trabalhando em um ritmo normal, para executar a tarefa ou operação específica; e;
  5. Orientar o treinamento do trabalhador no método preferido.

Uma das melhores maneiras de se encarar o problema é discutir tudo o que se refere ao trabalho – como está sendo feito, os materiais e métodos utilizados, as ferramentas e o equipamento, as condições de trabalho e o projeto do próprio produto. Começamos perguntado o que, quem, onde, quando, como e por que.

  1. O que está sendo feito? Qual é a finalidade da operação? Por que deve ser feita? O que aconteceria se fosse eliminada? Todos os detalhes ou partes da operação são necessários?
  2. Quem executa o trabalho? Por que essa pessoa o está executando? Quem poderia fazê-lo melhor? Podem ser introduzidas modificações que permitam a um operador menos qualificado e com menor treinamento fazer o trabalho?
  3. Onde está sendo feito o trabalho? Por que deve ser executado naquele lugar? Poderia ser feito num outro lugar e mais economicamente?
  4. Quando é feito o trabalho? Por que deve ser feito naquele instante? Não seria melhor fazê-lo numa outra ocasião?
  5. Como é feito o trabalho? Por que é feito assim?

Antes que se possam desenvolver métodos melhores e mais fáceis de se executar determinada tarefa, é necessário que sejam obtidos todos os detalhes relativos ao trabalho. Para isto, é preciso que se levantem informações suficientes para responder às questões o quê, quem, onde, quando, como e por quê.

Quer saber mais?

Venha participar do Curso prático de Cronoanálise – Tempos & Métodos.

Local: Hotel Faro, São José dos Campos, SP
Dias: 27 de Fevereiro e 05 de Março – Horário das 08:30 as 17:30h

Com o curso prático de Cronoanálise da iTmSense o aluno têm a oportunidade ideal para gerar resultados reais na sua carreira e empresa. Uma ferramenta que dá as condições para tornar sua empresa humana, rentável, segura e competitiva.

Ao final do treinamento o aluno vai:

Obter maior poder de análise e identificar o método preferido, a partir das quais irá:

  • Eliminar todo o trabalho desnecessário;
  • Combinar operações ou elementos;
  • Modificar a sequencia das operações;
  • Simplificar as operações essenciais.



« Voltar